Para auxiliar na construção do conhecimento acerca da Atenção Primária e na tomada de decisão nas três esferas de gestão, o SISAB disponibiliza relatórios consolidados, periodicamente, a partir dos dados que são enviados pelos municípios. Para acessa-los na página inicial do SISAB, basta clicar sobre o relatório que corresponde à necessidade de informação; definir as variáveis e os filtros de interesse e; escolher um modo de visualização dos dados elencados para a análise.
Todos os relatórios possuem uma Nota Técnica Explicativa para apoiar os gestores na definição das variáveis, filtros disponíveis e na utilização do sistema de modo geral.
Todos os dados enviados ao Centralizador Nacional são submetidos a um processo de validação (aprovação, reprovação ou reprovação preliminar) para serem disponibilizados nos painéis de relatórios do SISAB no e-Gestor. Este processo resulta no Relatório de Validação, onde é possível identificar os quantitativos de fichas válidas recebidas no Ministério da Saúde por cada município, e também, o quantitativo de fichas invalidadas e o motivo da reprovação. É importante que os municípios observem possíveis divergências a partir deste relatório, pois a validação dos dados é fundamental para demais relatórios disponibilizados pelo SISAB.
Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa do relatório de Validação.
O Relatório de Cadastro é o principal subsídio técnico oficial para os gestores acompanharem os cadastros válidos considerados para o componente de capitação ponderada do modelo vigente de financiamento de custeio da APS no SUS. Os cadastros vinculados são apresentados por quadrimestre para a equipe de APS que estiver ativa ao menos em uma das 4 competências de um quadrimestre avaliado. Para efeito de contabilização, os cadastros são cumulativos e/ou analisados conforme a modalidade de identificação.
Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa do relatório de Cadastro.
Também é possível consultar os cadastros individuais invalidados na base de dados do SISAB por meio do Relatório de Cadastros não válidos. Este relatório apresenta o quantitativo de cadastros individuais invalidados na base de dados do SISAB, assim como os principais motivos identificados que ocasionaram esta invalidação. Isso significa que os dados deste relatório foram enviados ao SISAB, porém não foram contabilizados no relatório de cadastros de determinada equipe de Saúde.
Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa do relatório de Cadastro Não Validado.
Conforme a Portaria 3.222, de 10 de dezembro de 2019, atualmente, o incentivo financeiro Federal do componente de Pagamento por Desempenho da APS transferido aos municípios é realizado a partir da avaliação do desempenho das equipes Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP). O Relatório de Indicadores de Desempenho do SISAB é o principal instrumento de monitoramento das ações estratégicas que compõe esse Indicador Sintético Final (ISF) de cada município. O indicador é aferido e disponibilizado no relatório a cada quatro meses, de modo que o ciclo se repete a cada quadrimestre.
Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa e o Documento Orientador do Relatório de Indicadores de Desempenho.
O relatório de saúde é um importante instrumento de acompanhamento da Atenção Primária nos municípios, pois disponibiliza informações previamente validadas sobre os atendimentos e atividades realizadas mensalmente. O SISAB disponibiliza os seguintes Relatórios de Saúde:
Este relatório disponibiliza informações sobre os atendimentos realizados na APS. O Relatório de Produção permite que o gestor visualize a produção (validada) do município, por competência e com diversas possibilidades de filtro para auxiliar a análise dos gestores.
Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa do Relatório de Produção
Este relatório trata das atividades coletivas realizadas no âmbito da Atenção Primária. O gestor poderá observar os resultados tanto pelo volume de atividades realizadas quanto pelo volume de participantes das atividades. Diversos filtros temáticos podem ser aplicados simultaneamente para especificar a consulta. Neste relatório também é possível realizar a consulta de até 12 competências.
Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa do Relatório de Atividade Coletiva.
Este relatório tem como objetivo subsidiar os gestores municipais e estaduais no acompanhamento das vacinas registradas no e-SUS APS e enviadas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Para saber mais consulte a Nota Técnica Explicativa do Relatório.
Para utilizar o Relatório acesse o portal do Sisab. Destaca-se que as informações individualizadas podem ser acessadas através de acesso restrito ao portal e-Gestor AB, com login e senha fornecida pela gestão municipal.
Selecionando filtros para consulta aos dados na primeira tela:
Produção: apresenta os registros conforme a competência/mês em que o atendimento ao usuário foi realizado.
Envio: apresenta os registros conforme a competência/mês em que a produção foi enviada ao Sisab.
Apresentação dos registros de vacinas de forma consolidada:
Após a seleção inicial, será aberta uma segunda página em que os gestores poderão visualizar os registros de vacinação de forma agregada, conforme imagem abaixo:
Nesta página são mostados todos os registros de vacinas realizados/enviados na competência selecionada. É possível visualizar o municipio, estabelecimento de saúde, o tipo de aplicação utilizada para o registro, a vacina e sua dose, a estratégia, se transcrição de caderneta, o quantitativo de vacinas e o status de recebimento dessas doses na RNDS.
Apresentação dos registros de vacinas de forma individualizada:
Nesta página são mostados todos os registros de vacinas de forma individualizada. São apresentadas as informações da equipe, dados pessoais dos usuários assistidos e as datas de atendimento e recebimento dos dados na base nacional do e-SUS APS.
Relatório do SISAB | Dado | Tipo de Informação |
Relatório de Validação | Fichas e-SUS APS (fichas de atendimento individual, atendimento odontológico, ficha de procedimento, ficha de cadastro, ficha de atividade coletiva, ficha de visita domiciliar) | Quantidade total de fichas processadas |
Relatório de Saúde - produção | Atendimentos realizados na APS | Quantidade de atendimentos realizados (após validação das fichas) |
Relatório de Saúde - atividade coletiva | Atividade coletiva realizada na APS | Quantidade de atividade coletiva realizada ou número de participantes (após validação das fichas) |
Relatório de Cadastro | Usuários cadastrados que foram vinculados a uma equipe de APS – cadastros válidos e vinculados | Quantidade de usuários cadastrados – cadastros válidos e vinculados (após validação das fichas) |
Relatório de Cadastro não válidos | Cadastros individuais invalidados na base de dados do Sisab | Quantitativo de cadastros individuais invalidados na base de dados do Sisab, que não foram contabilizados no relatório de cadastros de determinada equipe de Saúde (após validação das fichas) |
Relatório de Indicadores de Desempenho | Indicadores de Desempenho e Indicador Sintético Final (ISF) | Resultado dos Indicadores de Desempenho e do Indicador Sintético Final (ISF) (após validação das fichas) |