O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) denominada e-SUS Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS), que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS).
O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi substituído a partir de uma transição iniciada em 2013, quando foi instituído pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Primária vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica. A partir de janeiro de 2016, instituiu-se a obrigatoriedade do envio exclusivamente para o SISAB, a partir da Portaria nº 1.113, DE 31 de julho de 2015.
A instrumentalização da coleta dos dados que são processados no SISAB ocorre através de sistemas que também integram a estratégia e-SUS APS. São eles:
Coleta de Dados Simplificado (CDS);
Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC);
Aplicativos (App) para dispositivos móveis.
Com o SISAB, é possível obter informações da situação sanitária e de saúde da população do território por meio de relatórios de saúde, bem como de relatórios de indicadores de saúde por estado, município, região de saúde e equipe. É possível acessar os relatórios do SISAB a partir de sua página online (https://sisab.saude.gov.br/).